A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, afirma que a fundação vai pedir autorização para uso emergencial da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca PLC e pela Universidade de Oxford até dia 6 deste mês.
Nísia admitiu que a aprovação da vacina no Reino Unido, nessa quinta-feira, vai apressar a regulamentação da vacina no Brasil. "Para não haver atraso, nós decidimos com base na autorização no Reino Unido entrar também com esse pedido de uso emergencial da vacina", disse ela.
![]() |
Fiocruz avança com vacina de Oxford |
"Estou otimista com a possibilidade de, no máximo, no final de Janeiro ou início de fevereiro, iniciar essa vacinação”, disse a presidente da Fundação Oswaldo Cruz.
A Fiocruz espera entregar o primeiro 1 milhão de doses entre os dias 8 e 12 de fevereiro, mas isso vai depender da chegada do insumo farmacêutico ativo para a vacina prevista para 9 de janeiro, disse Nísia Trindade.
Até o final de fevereiro, a Fiocruz planeja entregar 10 milhões de doses e, a partir daí, estará lançando 3,5 milhões de doses semanais, totalizando 100 milhões de doses completas no primeiro semestre de 2021.
Nossas Redes