Agora

6/recent/ticker-posts

Em áudio, ministro do TCU cita ‘movimento forte nas casernas’ e ‘desenlace’ em breve

 Em áudio compartilhado com amigos no WhatsApp, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, afirma que é “questão de horas, dias, no máximo uma semana, duas, talvez menos, para um desenlace bastante forte na nação ocorra”.

Augusto Nardes, que é gaúcho e foi deputado estadual e federal por várias legislaturas, diz que o presidente Jair Bolsonaro sofreu um ferimento na perna, mas “certamente terá condições de enfrentar o que vai acontecer no país”.

O ministro e ex-deputado cita um “movimento muito forte nas casernas”, mas diz que não pode falar muito sobre o assunto. E acrescenta que conversou “longamente com o time de Bolsonaro nessa semana”. Nardes expressa ainda o sentimento de que a situação pode desandar um para “conflito social” no país.

As falas foram divulgadas pela jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo. De acordo com o texto, Nardes lembrou o trabalho que conduziu, como presidente do TCU, e que redundou na rejeição das contas do governo Dilma Rousseff.

Os documentos do TCU serviram como base para o impeachment, diz Nardes. O ministro diz que conseguiu desmontar “estruturas que eles conseguiram remontar, agora, baseado na estrutura que tinha já ficado, que foi muito longa”.

Petistas “nunca aceitaram o diálogo” e “foram para o confronto”, que, neste momento, pode ser “decisivo”, afirma o ministro. “Tudo mostra que vai acontecer novamente. Tudo muito nebuloso em relação ao futuro do país”, observa Augusto Nardes.

Ao tomar conhecimento do áudio, o PT prometeu reagir no Congresso. Nas redes sociais, o deputado federal Paulo Teixeira disse que vai pedir a convocação do ministro para “explicar o áudio […] que o envolve em conspiração golpista”.