Agora

6/recent/ticker-posts

Lula anuncia nesta sexta o ministro da Defesa e os comandantes militares

Os três novos comandantes das Forças Armadas serão anunciados, nesta sexta-feira, dia 9, pelo presidente eleito Lula. Os nomes serão divulgados após a confirmação do novo ministro da Defesa, que deve ser o ex-ministro do Tribunal de Contas da União, José Múcio Monteiro.

A imprensa do centro do pais publica que a escolha dos comandantes recairá sobre o mais antigo de cada tropa. Assim, o anúncio deve contemplar os seguintes militares:

  • Exército: general Júlio Cesar de Arruda, atual chefe do Departamento de Engenharia e construção; é o mais antigo da tropa, com 63 anos.
  • Aeronáutica: tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, atual chefe do estado-maior da Aeronáutica; é o mais antigo da tropa, com 63 anos.
  • Marinha: almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, atual comandante de Operações Navais da Marinha; é o segundo mais antigo da tropa.

Outros nomes. É possível que Lula também confirme Fernando Haddad para o Ministério da Fazenda e Flávio Dino para o Ministério da Justiça.

Lula não queria tornar público os indicado antes do Natal. Muda de posição aparentemente por pressões de seu entorno devido ao nervosismo do mercado financeiro (a bolsa desabou), que deseja conhecer o nome do timoneiro e, sobretudo, o rumo da economia nacional.

O novo presidente também revê seu posicionamento provavelmente devido às persistentes manifestações em frente a unidades militares por parte de eleitores descontentes com sua eleição devido ao modo como recuperou seus direitos políticos e viabilizou sua candidatura.

Em tese, a troca dos comandantes militares tem potencial para esfriar os protestos que pedem a polêmica intervenção federal. Aliás, um indicativo de que a medida pode funcionar são figuras políticas, como a deputada federal Carla Zambelli, iniciando um movimento para que as pessoas abandonem os acampamentos em frente às unidades militares e se concentrem em outros pontos.

José Múcio Monteiro