O Grêmio venceu o Caxias, neste sábado, dia 21, por 2 a 1, na primeira rodada do Gauchão 2023. O Caixas largou na frente com David Peninha, aos 6 minutos do primeiro tempo. Bitello empatou aos 26 do segundo tempo. A virada veio aos 31 minutos com Luis Suárez, que mandou a bola para as redes, com o pé direito, depois de tirar o zagueiro da jogada na entrada da área.
O Grêmio não repetiu a boa atuação do jogo contra o São Luiz, pela Recopa Gaúcha. Mas jogou o suficiente para reagir, depois de tomar o gol muito cedo. O rendimento inferior ao da partida anterior também se explica pela boa qualidade do time caxiense, que não se encolheu, procurou tocar a bola e, apesar da derrota, apresentou um bom futebol.
Primeiro tempo – A partida de abertura do Gauchão começou movimentada. O time da casa abriu o placar aos oito minutos, em escapada de Peninha. O meia tabelou com Jean Dias, driblou Brenno e fez o primeiro gol. Grêmio reagiu imediatamente. O time de Renato começou a pressionar o Grená e aproveitou as falhas da saída de bola. Bitello, principal destaque do Tricolor na tarde, aproveitou o rebote na finalização de Suárez e deixou tudo igual. O Grêmio seguiu aproveitando as falhas da defesa adversária e foi como criou outras boas chances para saltar à frente no placar.
Segundo tempo – O segundo tempo foi menos intenso. O Caxias foi quem teve a primeira chance. Aos oito minutos, Peninha fez uma boa jogada individual e bateu forte, exigindo uma grande defesa de Brenno. Vendo que as coisas não estavam bem, Renato começou a fazer alterações. Ao 30 minutos, Diogo Barbosa, chegou lá na frente, tocou para Suárez e, no único momento que teve espaço, o uruguaio girou dentro da área e chutou colocado para fazer o segundo gol do Grêmio.
Atração à parte – Suárez é a grande atração gremista. Ajudou a atrair quase 50 mil torcedores na decisão da Recopa 2023 contra o São Luiz. Neste sábado, dobrou a presença de torcedores gremistas em Caxias do Sul. E a mobilização foi recompensada pelo atacante. Marcou três gols na Recopa e mais um na abertura do Gauchão. Os tricolores estão animados. Luisito não decepciona.
Público – Mais de oito mil gremistas assistiram à partida no Centenário. A grande presença deu ao Tricolor ao equilíbrio entre os torcedores presentes. O Caxias havia disponibilizado 3,5 mil ingressos, que se esgotaram na terça-feira, cinco dias antes do jogo. Como a procura continuou alta, a direção caxiense colocou à venda nova carga, que permitiu a presença de quase 8 mil gremistas.
Pé direito – O Tricolor começa com o pé direito a caminhada pelo Hexacampeonato. Manda no futebol gaúcho desde 2018, apesar da queda de produção nos últimos anos, que acabou arrastando o clube para a zona infernal da segunda divisão do futebol brasileiro. Felizmente bateu no fundo do poço e voltou para o topo esportivo nacional, que é seu lugar por merecimento histórico.
O Grêmio jogou com:
Brenno
Fábio, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo (Diogo Barbosa)
Felipe Carballo (Everton Galdino), Pepê e Bitello
Campaz (Gustavinho), Luis Suárez (Tiago Santos) e Ferreira (Thaciano).
Gol de Suárez. Reprodução: GE, printscreen |
Nossas Redes