Agora

6/recent/ticker-posts

Covid-19 surgiu de vazamento em laboratório chinês, diz Departamento de Energia dos EUA

O vírus da covid-19 surgiu de um vazamento de laboratório chinês, diz um relatório de inteligência do Departamento de Energia dos Estados Unidos, publicado em reportagem do Wall Street Journal nesse domingo, dia 26.

A conclusão é relevante porque o Departamento de Energia supervisiona uma rede de laboratórios nacional dos EUA, parte deles responsável por pesquisas biológicas avançadas. No entanto, o próprio de DE considera o documento de "baixa confiança".

O FBI já havia concluído em 2021 que a pandemia provavelmente foi resultado de um vazamento de laboratório na China, mas outras quatro agências e um painel nacional de inteligência ainda julgam que foi resultado de transmissão natural.

Consenso existe apenas em um aspecto: a covid-19 não foi resultado de um programa chinês de armas biológicas, que vazou de algum laboratório. Mesmo assim, a China contestou o documento do DE e a matéria do Wall Street Journal.

Como a Covid-19 ainda infelicita o mundo — A pandemia de COVID-19 tem tido um impacto significativo e generalizado no Planeta, afetando a saúde pública, a economia, a educação, a política, a cultura e a vida cotidiana de bilhões de pessoas. Algumas das maneiras pelas quais a COVID-19 tem infelicitado o mundo incluem:

1. Mortes e doenças: A COVID-19 já causou milhões de mortes e deixou muitas pessoas doentes em todo o mundo. A doença pode ser grave e levar a complicações a longo prazo, como problemas respiratórios, cardíacos e neurológicos.

2. Estresse e ansiedade: A pandemia causou uma grande dose de estresse e ansiedade, afetando a saúde mental de muitas pessoas. A incerteza em relação à doença, o isolamento social e as restrições às atividades cotidianas contribuíram para a sensação de desamparo e desesperança.

3. Desemprego e dificuldades financeiras: As medidas tomadas para controlar a propagação da doença, como o fechamento de empresas e restrições de viagens, afetaram negativamente a economia global, deixando muitas pessoas desempregadas ou com dificuldades financeiras.

4. Disrupção na educação: A pandemia afetou a educação de milhões de crianças e jovens em todo o mundo, com escolas fechando e aulas sendo ministradas online. Muitos alunos não têm acesso adequado a equipamentos e conexões de internet para participar do ensino a distância.

5. Interrupção nas relações sociais: As medidas de distanciamento social e a proibição de grandes reuniões afetaram as relações sociais, incluindo encontros com amigos e familiares. Isso pode ter um impacto negativo na saúde mental e emocional.

6. Acesso limitado aos cuidados de saúde: A pandemia sobrecarregou os sistemas de saúde em todo o mundo, o que levou a atrasos em outros cuidados de saúde essenciais, como exames preventivos, tratamentos para doenças crônicas e cirurgias eletivas.

7. Desconfiança em relação à ciência e à informação: A pandemia também levou a uma disseminação generalizada de informações falsas e teorias da conspiração, o que pode minar a confiança nas autoridades de saúde pública e prejudicar os esforços para controlar a propagação da doença.

Gripe Espanhola - Antes da Covid-19, uma dos eventos de saúde mais devastadores da história humana foi a pandemia de gripe de 1918, também conhecida como Gripe Espanhola. Surgiu durante a Primeira Guerra Mundial e se espalhou rapidamente, infectando cerca de um terço da população mundial e causando a morte de pelo menos 50 milhões de pessoas.

A pandemia de gripe começou em março de 1918 e durou até início de 1919. O vírus avançou rapidamente, especialmente em ambientes de grande concentração de pessoas, como quartéis militares e cidades portuárias. A doença foi caracterizada por uma taxa de mortalidade muito alta, em especial entre jovens saudáveis, pessoas que normalmente são menos suscetíveis à gripe sazonal.

Departamento de Energia dos EUA. Foto: Divulgação.