Alerta de chuvas intensas no fim do verão e início do outono

A última semana do verão e os primeiros dias de outono serão marcados por chuvas acima de 100 milímetros por dia em algumas regiões.

Prepare-se para grandes acumulados de chuva em grande parte do Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A última semana do verão e os primeiros dias de outono serão marcados por instabilidades climáticas, com potencial para chuvas acima de 100 milímetros por dia em algumas regiões. O outono no hemisfério Sul começará à 0h06 (horário de Brasília) desta quarta-feira (20) e terminará em 21 de junho, às 17h51.

Centro-Norte

Combinação de calor e alta umidade: A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) intensifica as chuvas no extremo norte do país.
Pancadas de chuvas: Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins podem registrar mais de 100 mm/dia.
Risco de rajadas de vento e trovoadas: Tenha cuidado ao se locomover durante as chuvas.

Centro-Oeste

Chuvas regulares: Mato Grosso e Goiás lideram os volumes, com até 70 mm/dia.
Mato Grosso do Sul: Chuvas irregulares, com média de 40 mm/dia.

Nordeste

Norte da região: Chuvas mais intensas, com acumulados de até 100 mm/dia em Maranhão, Piauí e Ceará.
Leste da região: Chuvas menos intensas, com média de 40 mm/dia.

Sudeste

Mais chuva: Rio de Janeiro, Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo, sul e Zona da Mata de Minas Gerais.
Acumulados: Em torno de 80 mm/dia, com risco de chuva forte, rajadas de vento e trovoadas.

Sul

Temporais isolados: Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Total de chuva: Em torno de 80 mm.

Fique atento

Acompanhe a previsão do tempo para sua região.
Evite áreas de risco durante as chuvas.
Mantenha-se informado sobre as condições climáticas.

Outono
O outono no hemisfério Sul começará à 0h06 (horário de Brasília) desta quarta-feira (20) e terminará em 21 de junho, às 17h51. A estação é considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco, principalmente, na parte central do país. Neste período, as chuvas são mais escassas no interior do Brasil, em particular no semiárido nordestino.

Na parte norte das regiões Norte e Nordeste, ainda é época de muita chuva, principalmente se houver a persistência da ZCIT atuando mais ao sul de sua posição climatológica. A estação também é caracterizada por incursões de massas de ar frio, oriundas do sul do continente, que provocam o declínio das temperaturas do ar, principalmente na Região Sul e parte da Região Sudeste.

Durante a estação, o Inmet aponta as primeiras ocorrências de fenômenos adversos típicos do outono, como: nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; geadas nas regiões Sul e Sudeste e em Mato Grosso do Sul; neve nas áreas serranas e nos planaltos da Região Sul e friagem no sul da Região Norte e nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. (Com informações da ABr.)

Siga-nos: Facebook Twitter